Otimização de Sites – SEO

 

A relevância – Por que SEO?

 

No momento em que alguém busca por algum produto ou serviço no Google e digita uma palavra-chave por exemplo, “pet-shop”, o que acontece?

É de interesse do Google e de todos os buscadores da Internet oferecer sempre os resultados mais relevantes para que seu usuário, satisfeito, volte sempre a utilizar os seus serviços. Então para classificar a relevância de cada resultado, o Google se utiliza de um algoritmo ou programa que se baseia em mais de 200 variáveis, apresentando ao usuário os resultados das páginas encontradas em ordem de relevância.

Não é que os buscadores entendam o conteúdo dos sites (ainda não, mas a Web Semântica vem aí…) porém através de algoritmos, conseguem mensurar o quão importante pode ser tal ou qual conteúdo para o usuário que faz a busca. E, na medida que uma página ganha em importância, ela começa a subir no ranking das buscas e aparecer nas primeiras posições, ficando ainda mais visível para potenciais clientes.

Então o objetivo na Criação de Sites passa a ser, também, construir páginas que tenham relevância tanto para os usuários como para os algoritmos de busca na Internet. Afinal, quem não quer aparecer na frente?

É nesse ponto que entra o SEO.

 

Afinal, o que é SEO?

 

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Motores de Busca. É um conjunto de técnicas e boas práticas que objetivam fazer com que todas as páginas de um site ganhem relevância para os mecanismos de busca da Internet, como Google, Yahoo, Bing e outros.

 

O Conteúdo

 

Para o SEO é muito importante o conteúdo. O conteúdo sobre qualquer tema deve ter qualidade e ser bem estruturado, fornecendo o destaque apropriado a determinadas palavras-chave, bem como citar as referências externas, se houver. O conhecimento transmitido vai passar credibilidade aos leitores e isso, acredite, vai sendo detectado pelos motores ou robôs de busca da Internet, através por exemplo, das curtidas, recomendações e acessos à sua página. Por isso, para cada página criada, deve-se prezar pelo conteúdo e sua estrutura de forma a obter os melhores resultados.

Um conteúdo de qualidade e bem estruturado será fundamental para conquistar os visitantes, gerar comentários, credibilidade e tornar sua página ou site uma autoridade na rede sobre o assunto.

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Como aplicar o SEO?

 

Bom, já vimos que “beleza não é tudo”. Um site bonito e cheio de recursos não é suficiente para ser bem rankeado nas buscas da Internet. Na realidade, algumas técnicas e práticas são até prejudiciais e geram efeito negativo para que as páginas de um site sejam bem detectadas pelo Google e demais buscadores.

Porém, existem muitas práticas e ferramentas importantes para uma boa otimização do seu site, daí a importância de profissionais com conhecimento atualizado sobre as melhores práticas de SEO.

Além do conteúdo, que é fundamental, alguns outros fatores como links internos e externos, a qualidade das referências externas, uso de palavras-chave e frases apropriadas, velocidade de carregamento das páginas e, mais recentemente a compatibilidade com dispositivos móveis tem ganhado importância dentre os fatores de relevância.

 

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